Caixinha chinesa

Estava fazendo uma caixa, na verdade ela já estava pronta, e resolvi fazer uns pés em estilo chinês para a caixinha, mais como uma forma de desafio. Sempre gostei de pés curvos, mas em estilo chinês nunca havia feito.

Caixa em cedro rosa (madeira clara) e canjerana (madeira mais escura da tampa). As laterais são unidas através de encaixes em rabo-de-andorinha feitos com ferramentas manuais.

Há algum tempo minha prima me mandou várias fotos de móveis chineses. Estava olhando as fotos e, observando os pés dos móveis, percebi que eles possuem várias características que os definem, que fazem com que tenham a cara de chinês. Uma das fotos que mais me chamou atenção foi essa abaixo.

Detalhe dos pés de um móvel chinês.

Estas características abaixo são encontradas em vários móveis chineses, seja uma característica ou várias juntas.
  • A união das travessas com os pés é um encaixe de meia-esquadria tripla.
  • Os pés são curvos para dentro, além disso, as travessas que unem os pés acompanham o desenho deles.
  •  Há um friso na parte interna dos pés e na parte de baixo das travessas travessas.
  • Um rebaixo, uma moldura, algo que defina uma separação nítida entre o móvel e os pés. 

Inspirado nessa foto, fiz os pés em madeira canjerana, a mesma madeira vermelha usada na tampa.





2 comentários:

  1. Caro Aluizio.

    Queria entrar em contato com você a respeito da mesa de tupia que está postado em video no youtube. Ficaria agradecido se pudesse me enviar por mail seu contato para que possamos nos comunicar.
    Meu mail é felipe@fkleiman.com

    Desde já agradeço a atenção.

    Grande abraço

    Felipe Kleiman

    ResponderExcluir
  2. Ola primeiramente parabenizo pelo teu excelente trabalho artistico em madeira, eu trabalho madeira como hobby sou principiante e assisti um video seu em que voce mostra como fazer um batente para tupia.
    No inicio do video voce mostra uma revista e diz que ao final indicar um link para vermos os detalhes porem eu assisti todo video mas não consegui ver o link. Gostari de se possivel voce me enviar por email amauripiragibe@hotmail.com
    desde ja agradeço

    AMAURI MORAIS

    ResponderExcluir